xadrez

xadrez

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

POR UM XADREZ MAIS COMPLETO


POR UM XADREZ MAIS COMPLETO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmOhBd1YZVpDUTN2pn361s2qEbx8P1AOr_Krmc7xYd1VXekbwVxOxWv5xJc7uGg3F4Fmgcw1kzHNsLYEekuyvZMrg7fpdT8l3mvZhZspANUJEoHzMdIdFWlmigGNyKyD5w2Zpjc6g9KhI/s400/

            Analisando a Lenda de Sessa fica claro que o xadrez foi criado principalmente como instrumento para auxiliar os praticantes a encontrar respostas para seus dilemas existenciais, dúvidas, angústias, confirmações, etc. Enfim que a competição é apenas um reflexo do que ocorre em nossas vidas, sempre muito competitiva e de difícil conquistas.

            É um jogo que reflete a realidade de cada um, que espelha os conflitos vividos tanto no tabuleiro, como na vida e que se empregado dessa maneira pedagógica e terapêutica pode ajudar nas escolhas e nas respostas, orientando e dando sentido na evolução e desenvolvimento existencial de seus praticantes.

            E isso porque sua constituição reflete a constituição de tudo o que compõem o universo como também o ser humano que dele faz parte. Se observarmos com mais cuidado, notaremos que o jogo é constituído de elementos que refletem a mesma constituição que o homem, a sociedade e a natureza são formados. O jogo é constituído, a grosso modo, dos seguintes elementos:
Tabuleiro;
Peças;
Regras;
Jogadores.

Como foi dito acima, se compararmos esses elementos do jogo com os elementos que constituem a realidade, perceberemos que o jogo foi criado com essa preocupação, ou seja, de ser uma pequena maquete do mundo real.

Sendo assim:
             O tabuleiro pode ser relacionado tanto ao corpo humano em geral, como ao espaço social que ocupamos, como ao nosso planeta e assim por diante. Ele representa a ideia de ESPAÇO.

             As peças podem ser relacionadas às partes que formam o ser humano (órgãos físicos, emocionais, racionais...), como também, com as diversas classes sociais que formam uma sociedade, como os diversos seres vivos que habitam nosso planeta, etc. elas representam a ideia de TEMPO.

            As regras do jogo podem ser relacionadas às leis naturais que organizam nosso corpo humano, como também as leis que regem nossa sociedade, como, as regras que regem nosso planeta... Elas são aquilo que justificam e normalizam o todo e suas partes, representam a ideia de LEIS.

             Os jogadores podem ser relacionados à inteligência ou a mente no ser humano, como também ao estadista na sociedade, ou ainda, à ideia de Deus e assim por diante. Eles representam a ideia de ELOS DA REALIZAÇÃO DO TODO.

Assim, podemos praticar xadrez relacionando o jogo internamente, com a sociedade que faço parte, com a natureza que me rodeia e com o planeta que habito, ou até mesmo com o Universo que engloba tudo isso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizxpL-xb2AH5ObZqhyphenhyphenTLRMVwkskYnzerNXm_-brM-dnspkObJgoBKjOvS_zbakIJaomVEOLERhIcrmmsBDY-4uyuQqQXx6pk0fBs2m2a3w7cVsEBB0DNl-hP-_W-LsnTjvquMtJrLW-MA/s1600/Chess-City4-1024x770.jpg

Fazendo essa correlação posso atingir um conhecimento mais aprofundado e experiencial tanto do jogo, como também de mim mesmo, da sociedade, do planeta e do universo que contém todas essas partes.

Nas próximas postagens tentarei um pouco mais sobre cada parte e como trabalhar dentro de todas essas “dimensões”, que o xadrez proporciona.

Qualquer dúvida ou comentário, favor postar.

Abraços cordiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário.