xadrez

xadrez

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

AS PECAS - PARTE I


AS PEÇAS

PARTE I
 
 http://www.conscienciadoxadrez.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_54_pagina%20do%20xadrez%20orkut%20029.jpg


            Existem 32 peças de xadrez, sendo 16 brancas e 16 negras.  Para a ciência arcaica o número 32 pode ser sintetizado pelo número 5 (3+2), que indicava a Lei do Karma, que representava a lei da encarnação, da vida, lugar da decadência, do ciclo da vida e da morte, das coisas finitas e mortais. É o mundo que vivemos, o mundo dos interesses, da negociação, do ganhar e perder, do ser e ter ...

Essas peças são subdivididas da seguinte forma, de cada lado:

1 REI
1 RAINHA
2 TORRES
2 BISPOS
2 CAVALOS
8 PEÕES 

Elas representam nossas próprias imperfeições. Representam o conceito de tempo, pois são cíclicas e finitas como nosso corpo ou todos os atributos que constituem nosso corpo.
http://www.blogsoestado.com/emcartaz/files/2013/08/rsz_300065_assalto4jpgjpeg.jpg
 
Representam o homem com suas virtudes, defeitos, qualidades, em toda sua constituição física, psíquica e emocional; em outras palavras as Brancas e as Pretas simbolizam o corpo concreto de cada jogador, é uma extensão do praticante do jogo.

Historicamente, as peças sofreram algumas transformações no decurso de sua existência, no entanto, sempre existiu um simbolismo estrutural que sempre presidiu as qualidades que cada peça representa no jogo.

Nessa primeira postagem falaremos acerca do Rei, peça principal do jogo de xadrez. Nas próximas descreveremos as outras peças da mesma forma que fizemos com as partes que constituíam o tabuleiro.

 

O REI
 
 
http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp8974901.jpg


O Rei sempre foi uma figura axial. Numa partida de xadrez ele representa a essência de todas as outras peças.

Nas culturas antigas o Rei equivaleria ao que eles alcunhavam de Eu Superior, a parte mais sagrada, espiritual do jogo. O Eu Superior no homem, para as civilizações antigas, era o que chamamos hoje da parte mais espiritual no homem. Representa o conceito de eternidade, infinitude e realização plena e total que o ser humano pode alcançar. É a parte mais divina do jogo e do ser humano. O princípio e o fim de tudo.

Ele é uma representação masculina, simbolizando a sabedoria, a orientação, a estratégia, a referência e liderança. É a figura que ao ser conquistada derruba o império, a civilização, a vida, a guerra e o jogo. É a peça central do Jogo de Xadrez.

O objetivo central do xadrez é colocá-lo em uma situação tal que não possa se mover e ao ser atacado, ai se dá sua morte, Xeque-Mate (Rei Morto).

Como o Rei só pode se movimentar uma casa em todas as direções, fica óbvio a demonstração de sua impotência e dependência, característica básica que todo líder têm para com o restante das peças, para o restante do reino que rege.

O “Roque”, movimento especial do jogo, quando foi criado, tinha como conceituação filosófica a proteção que o líder recebia por parte do Sistema que ele é regido. Simbolizado um tipo de fortaleza que resguarda e protege o rei e todo o reino.
 
http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20100728145427/merlin1/images/5/5a/BayardofMercia.jpg

O Rei simboliza o jogador no tabuleiro, aquele que busca controlar e administrar seu reino e dominar o reino oposto. Reflete diretamente, o jogador do xadrez, aquele que busca ser soberano e principal responsável por tudo que acontece na sua vida, seja internamente, seja externamente. Um homem ativo, sujeito e principal protagonista do drama da vida.

Na próxima postagem abordaremos a Rainha ou Dama, o lado feminino do todo.

 Abraços

Fernando Manarim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário.